meu mural

Pesquisar no blog

Loading

Seja você também um seguidor do blog ACE Priscila & Amigos

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL
GALERA, PARTICIPEM DO GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

barra social

31 de maio de 2012

RELATÓRIO EXIGINDO PRESTAÇÃO DE CONTAS É APROVADO POR UNANIMIDADE NA CÂMARA MUNICIPAL DE ITABIRA

Na quarta-feira, dia 09 de maio, estive representando o SINTSEMPI, na reunião de comissões da câmara de Itabira, onde levantei a situação dos Agentes de saúde.
Os vereadores presentes no dia reconheceram a necessidade de exigir uma prestação de contas do executivo e o Vereador Tião da Antena pediu para que eu fosse em seu gabinete e fizesse junto a sua secretária um relatório a ser enviado ao presidente da câmara.
Este relatório foi lido na última terça-feira, dia 21 de maio, na câmara de vereadores de Itabira e aprovado por unanimidade.
Se trata de uma prestação de contas a respeito dos repasses do Ministério da Saúde para os Agentes de Saúde do município.
Quero aqui deixar o meu agradecimento ao vereador Tião da Antena, por sempre ter boa vontade com os  ACS's e ACE's se deixando a disposição e participando de nossas lutas sempre que convidado e aos demais vereadoras que reconheceram a necessidade de fiscalizar onde está sendo aplicada a verba e o motivo do não repasse da 14ª parcela do final do ano passado.
Só agora pude publicar, pois estava sem como digitalizar o documento.
Aguardamos agora a resposta vinda dos gestores. 
Abraços a todos os GUERREIROS, espalhados pelo meu Brasil!!!





Leia Mais…

30 de maio de 2012

NOTÍCIAS DA CONACS SOBRE O PISO NACIONAL

ESTAMOS QUASE LÁ!
30/05
A CONACS desde a última semana de março mantém a estratégia de mobilização permanente no Congresso Nacional, fato que está causando a adesão gradativa de muitas Lideranças partidárias à proposta de aprovação do PL 7495/06.
Na semana passada, o presidente da Câmara Dep. Marco Maia já sinalizou que o PL 7495/06 estariam entre os 20 Projetos mais cotados para serem pautados neste semestre, fato que foi visto pelo Líder do PMDB, Dep. Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN) como seu ponto de honra a ser concretizado, e assumiu a posição de um dos principais articuladores dessa causa junto aos demais líderes da base governista na defesa da inclusão na pauta do Conselho de Líderes a votação do PL 7495/06.
Por toda essa mobilização ocorrida na semana passada, o começo desta semana gerou grandes expectativas, pois foi muito esperado o resultado da reunião de Líderes ocorrida no dia de ontem (terça-feira 29/05), que na conclusão da CONACS foi extramente favorável, e segundo a própria presidente Ruth Brilhante “... nunca estivemos tão perto da aprovação do Piso Salarial quanto agora... a hora é essa!”
O otimismo da CONACS se justifica pela fala de vários líderes que ao saírem da reunião de líderes classificaram como “boas chances” de votação do PL 7495/06 assim que as MP’s destrancarem a pauta de votação, tendo em vista que a maioria dos Líderes apontaram como prioridade a votação do Piso Salarial dos ACS e ACE, principalmente pela mobilização constante da categoria nos corredores e gabinetes da Câmara de Deputados e ser essa uma causa justa e de unanimidade no Congresso Nacional!
Os líderes do PT Dep. Jilmar Tatto e do Governo Dep. Arlindo Chinaglia (PT/SP) ainda não manifestaram apoio, porém também não se manifestaram contrários, sendo esperado para os próximos dias um posicionamento do Líder do Governo sobre o tema, mesmo porque, já existe um consenso entre os partidos da base governista sobre total apoio à aprovação do PL 7495/06.
Nessa quarta-feira ainda se espera para as 15:30 h a 2ª reunião da Comissão Mista da MPV 568/12, e no mesmo horário a CONACS participará de mais uma Reunião com Senadores do PMDB, e a exemplo do que já ocorreu ontem quando foram realizadas reuniões com os Senadores do PT dos Estados da Bahia e Pernambuco, a pauta da reunião de hoje será o apoio ao Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE como emenda aditiva à MPV 568.
Nos próximos dias a Assessoria Jurídica da CONACS, Dra. Elane Alves, estará fazendo comentários sobre os vários aspectos da votação do PL 7495/06 e ainda sobre as reais possibilidade de aprovação do Piso Salarial via MPV 568/12.

Leia Mais…

ATENÇÃO ACS's E ACE's DE MINAS GERAIS


Leia Mais…

29 de maio de 2012

DIA NACIONAL DE PARALISAÇÃO DOS AGENTES DE SAÚDE, NESTA QUARTA-FEIRA, 30 DE MAIO DE 2012.




 Os SINDACS, da base cutistas de todo Brasil no dia 30 de Maio de 2012,vão parar para chamar a atenção e cobrar dos governadores dos expectivos estados.

Não só o empenho na regulamentação de EC 63, mais na formação dos profissionais com a implatação do 2° e 3° modulo do curso técnico para os ACS, e o 1° modulo para os ACEs, mais o cumprimento da Lei 11.350 que a grande maioria dos municípios ainda não efetivaram os seus Agentes e a questão da saúde do trabalhador que é excencial acreditamos que os governadores podem nos ajudar e muito com suas bases não só no congresso nacional como nas prefeituras. 

A Paralisação é Nacional e aqui em Pernambuco vai sair : 

Praça Osvaldo Cruz - Centro - Recife-PE. (Próximo ao prédio da Celpe) até o Palácio do Campo das Princesas. (Sede do Governo do Estado).

Leia Mais…

28 de maio de 2012

Piso Salarial dos agentes de saúde pode ser votado esta semana em Brasilia

PL 7495/2006 dos ace e acs
Confira a lista de projetos que podem ser votados em sessões extraordinárias
O presidente da Câmara, Marco Maia, entregou aos líderes uma relação de projetos que podem ser votados em sessões extraordinárias. A lista foi feita a partir de sugestões dos próprios partidos.
Os projetos são:
- PL 1089/03, que institui o medicamento genérico para uso veterinário, com o objetivo de reduzir preços;
- 2295/00, que reduz de 40 para 30 horas semanais a jornada de trabalho dos profissionais de Enfermagem;
- PL 2565/11, que redistribui os royalties do petróleo para beneficiar estados e municípios não produtores;
- PL 3887/97, que prevê tratamento privilegiado e gratuito para pacientes acometidos por dor intensa causada por câncer;
- PL 4385/94, que obriga toda farmácia a contar com pelo menos um farmacêutico e estabelece que remédios só podem ser comercializados nesses estabelecimentos;
- PL 4622/04, que regulamenta o funcionamento das cooperativas de trabalho;
- PL 6826/10, que responsabiliza administrativamente e civilmente as pessoas jurídicas que praticarem atos lesivos contra a administração pública;
- PL 7495/06, que regulamenta as atividades de agente comunitário de saúde e de combate às endemias;
- PL 70/95, que autoriza a mudança de nome em caso de operação transexual;
- PLP 378/06, que extingue, a partir de 1º de janeiro de 2010, a contribuição social devida pelo empregador em caso de demissão sem justa causa;
- PDC 2839/10, que susta portaria do Ministério do Trabalho sobre o ponto eletrônico;
- PDC 3030/10, apensado ao PDC 557/12, que proíbe o pagamento de ajuda de custo ou de indenização a deputados federais e senadores no início ou no fim das sessões legislativas ordinárias (ano legislativo);
Além desses projetos de lei e de decreto legislativo, constam da lista cinco propostas de emenda à Constituição:
- PEC 3/07, que restabelece as férias coletivas no Judiciário;
- PEC 5/11, que estabelece um teto salarial único para o serviço público federal;
- PEC 28/07, que cria o Conselho Nacional dos Tribunais de Contas;
- PEC 349/01, que acaba com o voto secreto no Legislativo;
- PEC 416/05, que cria o Sistema Nacional de Cultura.

Leia Mais…

Síndrome de Burnout: uma doença do trabalho

 
 

Saiba mais sobre um distúrbio ainda pouco conhecido da população, mas cada vez mais inerente ao ambiente de trabalho.

Não há dados sobre a incidência da Síndrome de Burnout no Brasil, mas os consultórios médicos e psicológicos registram um constante aumento do número de pacientes com relatos de sintomas típicos da Síndrome.
O problema foi identificado em 1974, nos Estados Unidos, pelo pesquisador Freunderberger, a partir da observação de desgaste no humor e na motivação de profissionais de saúde com os quais trabalhava.•.
O termo síndrome de Burnout resultou da junção de burn (queima) e out (exterior), caracterizando um tipo de estresse ocupacional, durante o qual a pessoa consome-se física e emocionalmente, resultando em exaustão e em um comportamento agressivo e irritadiço.
“Boa parte dos sintomas também é comum em casos de estresse convencional, mas com o acréscimo da desumanização, que se mostra por atitudes negativas e grosseiras em relação às pessoas atendidas no ambiente profissional e que por vezes se estende também aos colegas, amigos e familiares”, é bom observar que “o problema é sempre relativo ao mundo do trabalho”.
“É importante ressaltar, que a doença atinge pessoas sem antecedentes psicopatológicos”.
A Síndrome afeta especialmente aqueles profissionais obrigados a manter contato próximo com outros indivíduos e dos quais se espera uma atitude, no mínimo, solidária com a causa alheia.
É o caso de médicos, enfermeiros, psicólogos, professores, policiais.
“Recentemente, a categoria dos funcionários de companhias aéreas inseriu-se entre aquelas de alto risco para desenvolver a Síndrome, devido às pressões intensas e ao desgaste vivido durante a crise dos atrasos nos horários dos vôos”.

Veja a lista completa das áreas mais estressantes:

1) Tecnologia da Informação;

2) Medicina;

3) Engenharia;

4) Vendas e Marketing;

5) Educação;

6) Finanças;

7) Recursos Humanos;

8) Operações;

9) Produção;

10) Religião.

FONTE: Consultoria SWNS, 2006.


Apesar da associação do distúrbio com o perfil de trabalhadores já mencionados, ele pode afetar executivos e donas de casa também. Em comum, os candidatos à Síndrome apresentam uma personalidade com maior risco para desenvolver Burnout. “Ou seja, são pessoas excessivamente críticas, muito exigentes consigo mesmas e com os outros e que têm maior dificuldade para lidar com situações difíceis”.
características individuais que podem incentivar o estabelecimento da Síndrome: idealismo elevado, excesso de dedicação, alta motivação, perfeccionismo, rigidez.
“Em geral, são indivíduos que gostam e se envolvem com o que fazem, não medindo esforços para atingir seus próprios objetivos e os da instituição em que atuam”.
De “certa forma, é tudo o que as organizações esperam de um bom profissional”, ou seja, os ambientes corporativos estimulam, de alguma maneira, esse tipo de comportamento entre os profissionais, criando condições que podem predispor ao adoecimento e, na seqüência direta, em licenças médicas e eventuais afastamentos por longos períodos.

Principais características da Síndrome de Burnout:

SINTOMAS EMOCIONAIS:
avaliação negativa do desempenho profissional, esgotamento, fracasso, impotência, baixa auto-estima.

MANIFESTAÇÕES FÍSICAS OU TRANSTORNOS PSICOSSOMÁTICOS:
fadiga crônica, dores de cabeça, insônia, úlceras digestivas, hipertensão arterial, taquicardia, arritmias, perda de peso, dores musculares e de coluna, alergias, lapsos de memória.

ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS:
maior consumo de café, álcool e remédios, faltas no trabalho, baixo rendimento pessoal, cinismo, impaciência, sentimento de onipotência e também de impotência, incapacidade de concentração, depressão, baixa tolerância à frustração, ímpeto de abandonar o trabalho, comportamento paranóico (tentativa de suicídio) e/ou agressividade.

É preciso deixar claro que a Síndrome de Burnout não deve ser confundida com estresse ou depressão. No primeiro caso, o aparecimento dos sintomas psicossomáticos (dores de cabeça, insônia, gastrite, diarréia, alterações menstruais) sugere muito mais um estresse ocupacional crônico, algo que os estudiosos do assunto definem com tentativa de adaptação a uma situação claramente desconfortável no trabalho. Em relação à depressão, chegou-se a cogitar uma sobreposição entre Burnout e depressão, no entanto, tratam-se de conceitos distintos.
“O que ambos têm em comum é a disforia, o desânimo”.
Todavia, avaliando-se as manifestações clínicas, encontramos nos depressivos uma maior submissão à letargia e a prevalência aos sentimentos de culpa e derrota, enquanto nas pessoas com Burnout são mais marcantes o desapontamento e a tristeza.
A “pessoa que vivencia o Burnout identifica o trabalho como desencadeante deste processo”.

Atenção ao ritmo de trabalho
Na realidade, o ritmo acelerado e as tensões no trabalho existentes atualmente, por si só, não desencadeiam a Síndrome.
“O desgaste com rotinas extenuantes, horas extras e cobranças de chefias constituem a regra quando o assunto é trabalho nos dias de hoje”.
O ambiente de trabalho e as condições organizacionais são fundamentais para que a Síndrome se desenvolva, mas a sua manifestação depende muito mais da reação individual de cada pessoa frente aos problemas que surgem na rotina profissional.
A sensação de inadequação na empresa e o sofrimento psíquico intenso desembocam geralmente nos sintomas físicos, quando não dá mais para disfarçar a insatisfação, porque ela afetou a saúde.
O tratamento da Síndrome de Burnout é essencialmente psicoterapêutico.
Mas, em alguns casos, pode-se lançar mão de medicamentos como os ansiolíticos ou antidepressivos para atenuar a ansiedade e a tensão, sendo sempre necessária à avaliação e, no caso medicamentoso, a prescrição feita por um medico especialista.
“No processo psicoterapêutico, além do enfoque individual para o alívio das dificuldades sentidas, é necessário à reflexão e um redimensionamento das atitudes relativas à atividade profissional, objetivos de vida e cuidados com a auto-estima e com sentimentos mais profundos de aceitação”.
O mercado financeiro
No mercado financeiro, ansiedade e agitação são ingredientes do trabalho. Mas, em excesso, estes componentes podem provocar insônia, variação de peso, exaustão e falhas de memória - motivos que têm levado esta categoria a procurar ajuda médica e psicológica.
"Os profissionais do mercado financeiro têm metas muito apertadas, que exigem grande esforço do indivíduo".
O aumento de pacientes vindos do mercado financeiro nos consultórios médicos e psicológicos é fruto do próprio crescimento do mercado de capitais brasileiro, com maior volume de negócios e mais pessoas atuando em bancos, corretoras e gestoras de recursos
. “O problema surge com mais freqüência entre os novatos neste setor, que começam a atuar sem a devida preparação e sem o pleno conhecimento dos mecanismos do mercado de ações”.
“Os mais antigos na profissão estão mais preparados para lidar com a pressão psicológica da atividade que exercem”.
A demanda é maior em momentos de crise no mercado de capitais.
Para estes profissionais, “a terapia serve para mostrar que o universo financeiro não condiz com a realidade fora dele”.
“Através de reflexões, mostramos que o cotidiano não funciona assim, que sem saúde física e mental não se pode fazer nada”.

Hora de parar
No decreto N° 3048/99 que regulamenta a Previdência Social, o grupo V da Classificação Internacional de Doenças (CID) 10 menciona no inciso XII a “Síndrome de Burnout, “Síndrome do Esgotamento Profissional”, também identificada como “Sensação de Estar Acabado”“.
O profissional tem direito a afastar-se uma vez que tenha sido diagnosticada a Síndrome.
“É preciso que as empresas se conscientizem da urgência de reavaliar a cultura de exigir dos funcionários metas, às vezes, impossíveis para um ser humano”.

Leia Mais…

27 de maio de 2012

Pesquisa salarial dos ACS em Municípios do Brasil (recebi por email do meu amigo Antônio Lima)

 Pesquisa salarial l dos ACS em Municípios do Brasil, as 
informações foram repassadas por colegas de cada município.
Brasilia
DF
1800,00
Sousa
PB
1200,00
Promissão
SP
1.050,00
Buarerama
BA
1.050,00
Conceição Jacuípe
BA
1300,00
Areial
PB
1200,00
Região sul
BA
1.09000
Manaus
AM
1275,00
Natal
RN
1.092,00
Vitoria santo antão
PE
1.080,00
Fortaleza
CE
1.020,00
Aracaju
Se
1.000,00
Buracéia
SP
1.102,00
Nova Friburgo
RJ
1100,00
Palmares
PE
1.061,00
Conceição do Lago Açú
MA
1.169,00
Itaporanga
PB
1.210,00
Maracanaú
CE
1.074,00
Euzébio
CE
1.074,00
Pacatuba
CE
1.074,00
Rosario do Sul
SC
1.083,00
Belo Jardim
PE
1.045,00
Laranjal da serra
SP
750,00
Juru
PB
968,00
São Gonçalo
RJ
670,00
Lagoa de Dentro
PB
700,00
Ararangua
AM
620,00
Belo horizonte
MG
622,00
Saubará
MG
715,00
Foz do Iguaçú
PR
870,00
Morrinhos
GO
746,00
Nova Iguaçú
RJ
930,00
Brasilopolis
MG
746,00
Belém
PA
714,00
São Paulo
SP
732,00
Itatiba
RJ
622,00
São Gonçalo
RJ
700,00
Ananindeua
PA
773,00
Jarú
RO
888,00
Caucaia
CE
800,00
Anápolis
GO
735,00
Pelotas
RS
746,00
Erechin
RS
820,00
Cascavel
PR
835,00
Santos
SP
820,00
Teofilo Otoni
MG
714,00
Pindobaçú
BA
850,00
Serrinha
BA
883,00
Ara Garças
MG
622,00
Itapitanga
BA
958,00
Saubará
BA
713,00
Brejões
BA
958,00
Morada nova
CE
920,00
Curitiba
PR
935,00
Fagundes
PB
808,00
Calçado
PE
746,00
Tubarão
SC
935,00
Esteio
RS
937,00
Bajé
RJ
878,00
Imaculada
PB
871,00
Manaira
PB
700,00
Jacutinga
SC
785,00
Marizopólis
PB
871,00
Cajazeiras
PB
871,00
Nazaresinho
PB
871,00
Vieiropólis
PB
871,00
Bezerros
PE
902,00
Feira de Santana
BA
746,00
Barra Velha
SC
714,00
São José Rio Preto
SP
750,00
São Joaquim
SC
615,00
Ribeirão das Neves
MG
750,00
Duque de Caxias
RJ
714,00
Bacabal
Ma
956,00
Tubarão
SC
955,00
Anápolis
GO
735,00
Iuna
SC
750,00
Blumenau
SC
882,00
São Luis
Ma
800,00
Litoral sul
SP
886,00

Leia Mais…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...